6 tipos de infusores para o chá – Vantagens e desvantagens

Como preparar e servir o chá em casa? Para fazer isso precisa de ter infusores de chá que lhe permitam desfrutar de todo o sabor de cada uma das plantas. Atualmente nos grandes supermercados já temos as soluções mais práticas para preparar o chá, que são as saquetas com um fio. Esta é sem dúvida a opção mais rápida para fazer chá sem qualquer tipo de preocupação.

No entanto, este tipo de chá não tem o aroma e propriedades como as folhas secas de chá que estão embaladas normalmente em saquetas de plástico. Neste artigo, vai conhecer os principais tipos de infusores, vantagens e desvantagens.


Se o chá é uma das suas bebidas favoritas, de certeza que já deve ter em casa ou até ter comprado mais do que um infusor, certo? Mas talvez ainda não saberá o que é exatamente um infusor a sua função e que existem diferentes tipos. Mas não se preocupe! Vai ficar a saber tudo aqui mesmo.

O que é um infusor de chá?

Um infusor de chá é um instrumento que tem a função de uma peneira. Ou seja, as folhas secas de cada uma das ervas do chá são inseridas na água de um jarro e sendo depois filtrado pelo infusor e assim deixar a água do chá limpa de restos de folhas onde o aroma e o sabor estão a 100% no chá.

Aparentemente, este acessório de chá ganhou popularidade na primeira metade do século XIX, na época da rainha Victoria e não há uma casa britânica que possa faltar um infusor ao servir o chá .

Tipos de infusores de chá

Como já referido anteriormente, existem diferentes tipos de infusores, sendo esférica, cónica e forma cilíndrica, o mais comum. Mas que diferenças existem estão entre eles? Preste atenção nos seguintes parágrafos:

#1. Infusores tipo coador

Podem ser de PVC, cerâmica, aço inoxidável e vidro.

  • Vantagens: filtram muito bem, não deixando nenhum resíduo e são bastante confortáveis.
  • Desvantagens: O vidro pode quebrar facilmente, muitas vezes os buracos ficam obstruídos. Alguns dizem que o PVC deixa passar infusões de sabor. Os melhores são de aço inoxidável.

#2. Infusores de bola básicos

São provavelmente os mais baratos e que podem ser guardados em qualquer gaveta. Estes infusores são os mais conhecidos.

  • Vantagens: são fáceis de transportar e de limpeza não requer muito cuidado.
  • Desvantagens: o chá não tem espaço suficiente para se expandir. Não são recomendados para uso de chás de folhas inteiras. O resultado é um mau aroma e sabor.

#3. Infusores de papel ou de pano

É um saquinho de papel, tem ligeiramente uma abertura para a introdução das folhas de chá. Uma vez usado vai para o lixo. Um infusor de pano, são aqueles em que se coloca um pedaço de paço muito fino e limpo de poeiras em cima/topo da chávena ou copo e que depois se vai virando o chá(água já com as folhas).

  • Vantagens: são ideais para levar para o trabalho ou viagens.
  • Desvantagens: apenas pode-se usar uma vez e pode facilmente adquirir outros odores devido à qualidade do papel e do tecido. O resultado da infusão é baixa em aroma e sabor.

#4. Infusores de chávena

Este tipo de coador de chá, pode usá-lo bules e tigelas. Existem diferentes tamanhos e materiais: há de vidro, plástico e aço inoxidável.

  • Vantagens: têm grande espaço para uma boa hidratação das folhas. A limpeza é feita facilmente. Como resultado proporcionam uma boa qualidade de infusão.
  • Desvantagens: não são tão práticos para viagens, campismo, etc.

#5. Infusores de bambu

São feitos à mão. É especial para uso em degustações.

  • Vantagens: proporcionar espaço suficiente para um bom chá. Fornecem uma infusão de qualidade média.
  • Desvantagens: pode notar-se o gosto de bambu alterando assim os sabores e qualidades  do chá. Estragam-se facilmente.

#6. Filtros como Infusores

Os filtros diversos que há nos supermercados para o chá, podem ser interessantes e bem práticos e como solução rápida. No entanto as vantagens e até as desvantagens podem ser muitas, tudo depende do gosto de cada pessoa para este tipo de infusor.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*