A origem do chá verde provém da China em que começou a ser utilizado por lá há cerca de 5.000 anos. Era apenas consumida pela dinastia Ming, bem como pelas classes mais privilegiadas. Desde a queda da dinastia, todos os estratos sociais tinham acesso a esta erva e que começaram a consumir. A partir daí, o chá verde começou a espalhar-se pelo resto do mundo a um ritmo muito lento.

É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto. Algumas outras ervas são vendidas a título de chá-verde, porém o verdadeiro chá verde é o feito a partir da folha do arbusto Camellia sinensis.

Como tomar chá verde:

Para aproveitar um total benefício deste chá, deverá tomar com o estômago vazio ou então após as refeições através de:

  • Infusão: esta é a forma mais natural e saudável para desfrutar das excelentes propriedades do chá verde para a sua saúde. Aprenda a fazer a receita básica e desfrutar de um chá verde quente, gelado ou então das mais  diversas receitas existentes à base de chá verde combinado com outros ingredientes.
  • Pó: uma maneira simples de incorporar o chá verde em receitas requintadas e originais para encantar os seus sentidos. Pode usá-lo para adicionar em gelados, refrescos, saladas ou apenas para fazer chá instantâneo.
  • Cápsulas: este formato foi criado para fins terapêuticos mais precisos, que, por vezes o extrato de chá verde combinados com outros componentes nem sempre se consegue os resultados mais desejados. Por outras palavras, se você tomar o chá verde como um suplemento, esta poderá ser a escolha ideal para si.
  • Óleo: pocê pode usar cremes e máscaras para tratar a acne e reduzir rugas entre outros problemas de pele com óleos essenciais de chá verde.

Benefícios do Chá Verde


As propriedades e benefícios do chá verde são bem conhecidos, especialmente para pessoas que abraçam a medicina alternativa.

É um diurético: Esta é uma das suas principais propriedades. Sendo um diurético, ajuda a manter o corpo livre de toxinas. Ao mesmo tempo, ajuda no funcionamento dos rins limpando as impurezas e assim este orgão do corpo humano está sempre optimizado.

É rico em antioxidantes: Entre as propriedades do chá verde é o seu alto teor de antioxidantes que leva esta planta a ser tão consumida em forma de chá. Isto porque permite uma boa saúde das células. Algo que é especialmente visível na saúde do nosso cabelo, bem como o aspecto que temos na pele do nosso corpo.

O alto teor de catequinas e isoflavonas o chá verde é o seu aliado perfeito para combater o envelhecimento, ajudar a circulação e prevenir o endurecimento das paredes das artérias, entre muitos outros benefícios.

Bom para o coração: Tem sido demonstrado que o chá verde reduz a gordura que se acumula nas artérias. A gordura é a principal causa de grande doença coronária. Portanto, beber chá verde várias vezes pode ajudar na prevenção de ataques cardíacos ou angina de peito.

Reduz os níveis de colesterol: Isso ajudará tanto para ter uma melhor circulação como também na redução. Na verdade, mesmo tomando pouco de chá verde será igualmente eficaz como as principais drogas existentes no  mercado farmacêutico.

Reduzir o peso: Uma propriedade do chá verde é que ele ajuda a ativar o metabolismo. Assim faz com que as calorias do nosso corpo queimem mais rápido.. Você pode queimar, mesmo quando não estamos fazendo qualquer atividade física. Portanto, juntamente com uma boa dieta pode reduzir o peso.

Uma pesquisa descobriu que o chá verde em jejum reduz o acúmulo de gordura no fígado e que é um bom agente de termogênese; Isto significa que pode usar chá verde para queimar gorduras. No estudo indica também que bloqueia a absorção de hidratos de carbono.

Digestão: Depois de uma refeição pesada, uma infusão de chá verde é o ideal. Promove a segregação de sucos gástricos, enquanto o reforça. Assim, podemos digerir melhor o alimento e aliviar sensação de inchaço que podemos ter.

Ajuda também na gastroenterite. Graças às suas propriedades antieméticos e anti-náusea pode ser uma ótima maneira natural para diminuir os sintomas desta doença . Além disso, o chá verde pode prevenir várias doenças relacionadas ao aparelho digestivo.

Previne a perda de cabelo: Responsável por este benefício são: epigalocatequina-3-galato ou EGCG. Estas substâncias estimulam o crescimento do cabelo e causam um prolongamento significativo do folículo piloso.

Prevenção do glaucoma e de outros problemas do olho: O seu alto teor de polifenóis responsável por dar o grande poder como antioxidante, que é capaz de prevenir o stresse oxidativo celular . Isto é o que faz com que diferentes tipos de doenças degenerativas, como caso glaucoma surjam nas pessoas.

Previne pedras nos rins: Devido ao seu poder antioxidante, o extrato de chá verde impede e remove calcificações. Ou seja, ele reduz a produção e o tamanho dos depósitos de oxalato de cálcio, e que estes vao ficar como sedimentação nos rins, formando cálculos.

Entre muitos outros benefícios…

[orbital_cluster pages=”28,34,186″ order=”DESC” orderby=”rand” postperpage=”3″]

Veja também o vídeo em baixo:

Como perder peso com chá verde: verdades e mentiras

Esta questão é inevitável sobre o chá verde! Será que este tipo de chá(até porque existem muitos outros), ajuda mesmo a emagrecer? Vamos ver então algumas verdades e até algumas mentiras sobre esta questão.

Os benefícios do chá verde para a perda de peso são imensos e sobre isto não deve ser subestimado por todos aqueles que lutam com os seus quilos extras.

No entanto, muitas vezes a controvérsia sobre se é mesmo verdade que este chá é mesmo eficaz em comparação com outros para a perda de peso .

Em qualquer caso, mais ou menos eficaz, ninguém parece duvidar do chá verde como forma de ajudar no emagrecimento, tanto com o forma de antioxidante como até na dieta para perder peso .

Embora, na verdade, algumas afirmações possam ser bastante exageradas e até mesmo falsas, eis alguns exemplos:

  • Se tomar 3 chávenas de chá verde por dia, ajuda X vezes no consumo de energia. Embora existam estudos que comprovem as propriedades termogênico do chá verde(como já referido em cima), em qualquer caso, é um exagero dizer que exatamente que em a toma X vezes possa ajudar no consumo de energia. Se assim fosse, todas as pessoas tomavam essa dose como receita e pronto! O organismo de cada ser humano não é todo ele igual…
  • Todo o chá verde não engorda. É necessário muita atenção a este tipo de afirmação até porque pode não estar totalmente correta. Porque existem nos supermercados muitos sumos engarrafados, refrigerantes e até mesmo diversas marcas que utilizam nas suas bebidas o chá verde como forma de vender o seu produto e como sabemos adicionam certos tipos de açucares ou xaropes de milho. Nas garrafas de meio litro ou até mesmo de litro este adicionamento extra pode representar várias calorias extras sem o saber.

Por isso é sempre necessário estar atento a todas estas afirmações, para que depois não fique com uma ideia errada do chá verde.

Mas afinal qual a composição do chá verde para ter todos estes benefícios para o ser humano?

O chá verde tem várias propriedades medicinais, já que tem na sua composição uma grande quantidade de substâncias benéficas para o corpo humano.

As infusões de chá verde contêm aminoácidos entre os seus componentes, que se destacam, tais como:

  • a valina,
  • a arginina,
  • a niacina,
  • a teanina,
  • a histidina,

Sendo as duas últimas(teanina e a histidina) com propriedades interessantes para melhorar o funcionamento do sistema circulatório.  Com isso, o sangue torna-se mais fluido, ajudando assim a prevenir a ocorrência de trombose.

Além disso, o chá verde tem alcalóides, o mais importante, por causa da sua concentração, cafeína e taninos. Estas substâncias são altamente estimulantes, por isso a ingestão de altas doses de chá verde pode causar efeitos colaterais. Ter em atenção, como tuda na vida, em excesso faz mal.

Os diferentes tipos de chá são obtidos a partir da mesma planta, apenas com processos diferentes. Assim, o chá verde tem menos cafeína do que 0 chá preto, mas tem valores ligeiramente mais elevados em relação ao chá vermelho.

O chá verde tem uma variedade de ácidos, incluindo ácido suporte ascórbico (vitamina C), cafeico, salicílico e nicotínico. A infusão de chá verde também podemos encontrar minerais dentro dos seus componentes, sendo que os encontrados em quantidades maioresforam; potássio, fósforo e magnésio.

Uma das maiores virtudes que o chá verde possui é sua propriedade como um antioxidante, que é determinada pelo seu alto teor de polifenóis, principalmente tipo de catequinas. Além disso, o chá verde tem taninos, substâncias que aumentam a ação antioxidante deste chá.

As folhas de chá, possuem dentro da sua composição uma quantidade significativa de fibras, os quais estimulam a realização dos processos digestivos. O chá verde tem vitaminas, sendo aquelas encontrados em maiores quantidades de vitamina B, C e E.

Print Friendly and PDF

Nome
Chá Verde
Nome do Artigo:
Chá Verde
Descrição
Toda a informação sobre o chá verde.