Esta famosa bebida preparada através da infusão de folhas, flores ou de raízes e geralmente com o uso da água quente, o famoso chá, atrai o interesse de muitas pessoas, pois o chá de hibisco possuí vários benefícios, podem auxiliar na redução de alguns problemas na saúde como a diabetes , aumentam o metabolismo, ajudam no sistema imunológico, na perda de peso, entre outros.

Um chá tomado pela manhã pode trazer vários benefícios, como estimular o cérebro e corpo já para o começo de seu dia.

O consumo do chá está cada vez mais a tornar-se um hábito muito popular nas últimas décadas pelas pessoas em geral, inclusive quando associado a perda de peso, podemos destacar que o hibisco é muito eficiente nesse aspecto, e que devido a esta questão já é uma das plantas mais conhecidas e utilizadas.

Benefícios do chá  de hibisco

O hibisco utilizado para o preparo de chá não é o mesmo que cultivado em casa, esse que tem o nome de hibisco rosa-sinensis é encontrado normalmente em jardins, sendo cultivado como flores ornamentais. Introduzido no Brasil como alimento funcional, hibiscus sabdariffa possui vários benefícios medicinais , listamos a seguir os mais importantes:

  • O chá de hibisco atua no organismo como Antioxidante: Rico em flavonoides, uma substância altamente antioxidante. Muita gente não sabe como atua os antioxidantes no organismos, pois bem, para entendermos melhor temos que saber mais dos temidos radicais livres.Os radicais livres são moléculas que ficam soltas em nossos organismos e que por algum motivo podem se associar às nossas células, causando a sua oxidação e consequentemente morte ou danos na mesma. E esses danos, ou lesões podem acarretar envelhecimento precoce e até algumas doenças, como o câncer e doenças do coração por exemplo.Os antioxidantes atuam de diferentes formas nos radicais livres, eles impedem o ataque do mesmo nas nossas células e podem também reparar os danos feitos a ela.
  • Auxilia na redução da taxa de glicose no sangue: Para o bom funcionamento do organismo é necessário que o nível de glicose no organismo esteja estável. Uma alimentação correta, e o uso de chá como o de hibisco podem auxiliam na redução da taxa de glicose, mantendo seu corpo em equilíbrio.
  • Ajuda na diminuição da formação do colesterol no sangue : a taxa de colesterol alta no sangue podem acarretar doenças como as coronárias, o chá de hibisco ajuda a diminuir essas taxas.
  • Auxilia na diminuição da constipação intestinal: O chá de hibisco também é utilizado com uma laxante natural, além de possuir propriedades diuréticas, digestivas e calmantes.
  • Ajuda a emagrecer: O chá de hibisco estimula a queima de gorduras, ele é termogênico. Junto com o chá verde e associados a atividade física ele é poderoso na redução de peso.

[orbital_cluster pages=”28,186,32″ order=”DESC” orderby=”rand” postperpage=”3″]

Para que serve o Hibisco

Nas ultimas décadas o consumo dos chás vem aumentando muito. Pode ser tomado em simples reuniões com familiares e amigos ou tomado diariamente, tanto por gosto somente ou até mesmo para prevenir algumas doenças. Destaque em comerciais e programas de televisão , os chás são utilizados por muitos famosos principalmente por ajudar a diminuir a gordura corporal.

O chá de hibisco, por exemplo, é um dos mais procurados ultimamente, pois proporciona vários benefícios para a saúde. Podemos citar alguns como: abaixar a pressão arterial, auxiliar no emagrecimento, ajuda a controlar o nível de glicose e colesterol no sangue, é diurético, ajuda no bom funcionamento do intestino , entre outros benefícios.

Onde comprar o chá de Hibisco

Muita atenção na hora de comprar o chá de hibisco que é feito a partir da flor e dos botões do Hibiscus sabdariffa, que o difere do hibisco comum de jardim, enquanto chá possui levemente um sabor suave de framboesa, por isso na hora de comprar não se pode deixar de comparar o nome científico do hibisco com o nome da embalagem.

Normalmente o chá de hibisco é preparado a partir de seu extrato seco, da flor ou dos botões, sendo preparado por infusão em água quente. O normal.

O extrato seco da flor de hibisco pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, ou em supermercados, ou , se preferir como erva em farmácias.

Informações gerais sobre o uso do chá de hibisco.

Se pretende acelerar a queima de gordura corporal, adicione cavalinha e alfafa ao chá de hibiscus para ter um efeito mais rápido, é visível a diminuição de gordura na área abdominal em algumas semanas de uso do chá de hibisco com essas outras ervas.

No entanto, se não estiver aliado a uma dieta balanceada, com frutas, verduras e legumes, nenhum chá terá efeito. Procure seguir uma dieta balanceada e praticar atividades físicas para manter uma vida saudável.

Como emagrecer de forma natural com o chá de hibisco

O Chá de hibisco é diurético e acelera o metabolismo da pessoa, fazendo com que emagreça de forma saudável e natural, perdendo gordura. Para quem faz dieta o ideal é sempre tentar utilizar produtos naturais para servir de auxílio nesta etapa tão difícil.

O Chá é feito com a planta seca do hibisco e que também é calmante. A planta também pode servir como um leve laxante durante a dieta.

Recomendação: Lembre-se de antes de iniciar qualquer dieta para emagrecer, perder barriga e etc é altamente recomendável você consultar um profissional de saúde especializado. Ele pode lhe auxiliar na melhor dieta com ingestão de calorias certas diárias para você perder peso. O chá de hibisco deve ser apenas um complemento a uma alimentação balanceada e bem natural.

Como fazer o chá de hibisco:

Veja a seguir mais uma dica sobre como preparar este poderoso chá:

  • Aqueça a água (em volta de 1 litro de água) até iniciar a ebulição.
  • Depois que começar a soltar as bolhinhas já pode desligar e inserir na panela ou no recipiente onde estão as folhas de hibisco (lembre-se que devem ser folhas secas).
  • Para a quantidade de água citada você pode por duas colheres de sopa de hibisco (para que a dieta dê o seu efeito).

Tomar chá de hibisco é seguro?

Ainda há dúvidas sobre esta questão relacionada com este chá?

No decorrer deste artigo de certeza que já percebeu a grande vantagem que tomar o chá de hibisco é seguro e traz
diversos benefícios à saúde?
Quer emagrecer e não quer arriscar sua saúde com remédios? Então, o chá de hibisco pode ser uma otima opção para você!

Porque o chá de hibisco ajuda na perda de peso?

Este chá é composto por ferro, magnésio, potássio, fósforo, cobre, cálcio, vitaminas A e C, tiamina, ácido fólico e
fito nutrientes que tem por finalidade fortalecer o sistema imunológico e também melhora a aparência da pele.
Além disso, também tem diversas substâncias antioxidantes que ajudam e  muito na proteção do seu coração e também ajuda como um vasodilatador que contribuem para evitar o acumular de gordura.

Atualmente, o chá de hibisco é muito consumido pelas mulheres, tendo em vista, que estudos científicos comprovaram a sua eficácia quanto à perda de peso, já que contém um inibidor que bloqueia a produção de amilase, isto é, uma enzima que transforma o amido em açúcar.

Benefícios do Chá de hibisco

São inúmeros os benefícios do consumo do chá de hibisco:

  • Dificulta a acumulação de gorduras no organismo
  • Reduz os níveis de colesterol LDL e triglicerídios
  • Restringe as enzimas pancreáticas
  • Acelera o metabolismo, ajudando na perda de peso
  • Ajuda a controla a glicemia
  • Melhora a resistência à insulina
  • Reduz a pressão arterial
  • Possui efeito diurético
  • Pode prevenir doenças cancerígenas
  • Regulariza o funcionamento intestinal
  • É antioxidante, já que atua na redução dos danos celulares
  • Previne doenças mentais como a Parkinson e Alzheimer
  • Reduz as cólicas menstruais
  • Combate infecções causadas por fungos e bactérias
  • Aumenta a memória e a concentração
  • Reduz a vontade de comer doces
  • Acalma o sistema nervoso
  • Reduz o stress
  • É antidepressivo
  • Previne a queda de cabelo

Há contra indicações no chá de hibisco?

Não, o chá de hibisco pode ser bebido por qualquer pessoa, no entanto, para quem pretende emagrecer, perder peso este pode ser o melhor chá para tomar em conjunto com a sua dieta.

Print Friendly Version of this pagePrint Get a PDF version of this webpagePDF