O gengibre tem propriedades termogénicas, aumentando assim o metabolismo e o seu gasto calórico, estimulando o uso da gordura corporal como fonte de energia. O Gengibre estimula também a digestão e promove a saciedade, diminuindo os picos de fome durante o dia.

O gengibre é uma planta que já é utilizada há mais de 5000 anos na medicina tradicional Chinesa e na Índia.

O que é o gengibre

O gengibre é uma planta aromática que tem sido uma das mais utilizadas em estudos científicos, tudo graça aos seus efeitos saudáveis ​​e até de cura.

Este tubérculo é um rizoma subterrâneo que tem um sabor picante, na parte interior é coberto com uma pele bronzeada/acastanhada. Não é apenas uma sensacional planta medicinal, é também um ingrediente amplamente utilizado na gastronomia atual.

Tradicionalmente, o gengibre é uma das plantas da medicina tradicional chinesa mais popular e utilizada. Isto porque é considerado um anti-inflamatório natural que nos ajuda a combater doenças respiratórias, bem como artrite e problemas digestivos.

9 razões para incluir o gengibre na sua vida

Composição do gengibre

O gengibre possui uma série de benefícios e compostos como óleos essenciais, vitaminas, minerais e aminoácidos. Se nos concentrarmos sobre os óleos essenciais são eles:

  • Limoneno
  • Citronelal
  • Camphene
  • Entre outros.

E o gingerol é um dos óleos essenciais que o gengibre possui e lhe dá o tempero. É também uma rica vitaminas tubérculos, tais como várias vitaminas e vitamina C. Também é rico em minerais tais como cálcio, fósforo, alumínio e crómio B.

Outros compostos são ácidos aspárticos, tais como linoleico, oleico e ascórbico. Contém também vários aminoácidos como metionina, niacina, histidina, arginina, triptofano, leucina e outros. É rico em antioxidantes, enzimas como proteases e tem zingibain e fitonutrientes, tais como carotenos ou flavonóides.

Porquê tomar gengibre em forma de chá ou outra…

Toda a gente já sabe que o gengibre é bastante utilizado em culinária devido às suas propriedades aromatizantes que possui. No entanto, sabemos que o gengibre também pode ser usado como medicina alternativa porque, sendo um produto rico em vitaminas e minerais, proporciona vários benefícios para a saúde humana, como por exemplo:

#Digestão – Beber chá de gengibre melhora a digestão, já que este produto aumenta a absorção dos alimentos e evita dores de estômago antes da ingestão excessiva de alimentos. Além disso, controla a eructação, aumenta o apetite e ajuda na libertação de ácido gástrico que ajuda no processo digestivo.

#Vias Respiratórias – Caso tenha alguma doença nas vias respiratórias como a asma, recomenda-se infusão de gengibre, uma vez que ajuda a remover o catarro e melhora a circulação do ar através das passagens do pulmão. É muito bom também para tratar sintomas alérgicos, especialmente espirros. Pode adicionar também nestes casos limão e mel, e assim, combinar as propriedades dos três elementos.

#Gengibre

#Inflamações – Em geral, beber chá de gengibre ajuda a aliviar vários tipos de inflamações, especialmente aqueles relacionados com o sistema ósseo-muscular, tais como artrite, reumatismo, dores nas articulações. Qualquer inchaço que ocorre a partir desta fonte pode ser reduzido se tomar uma boa dose desta infusão.

#Náuseas – Desde os tempos antigos que as pessoas utilizam o chá de gengibre asiático para aliviar náuseas. Foi recomendado para evitar a doença do mar no mar. Atualmente pode ser usado para tratar náuseas causadas por processos de quimioterapia em pacientes com cancro.

#Circulação – Um dos benefícios do chá de gengibre é que promove a circulação sanguínea. Os compostos químicos da raiz ajuda a reduzir o mau colesterol, prevenindo a formação de depósitos nas artérias, restringindo o fluxo de sangue através das veias e, por conseguinte, reduz a tensão sobre os músculos do coração.

#Problemas Mestruais – Também é muito benéfico para as mulheres beber chá de gengibre, uma vez que serve para reduzir as cólicas menstruais e outros desconfortos que afligem neste ciclo. Pode também beber nas primeiras semanas de gravidez para aliviar as náuseas.

Como fazer chá de gengibre

Chá de gengibre #Simples:

  • 85g. aproximadamente de raiz de gengibre
  • Cerca de 3 chávenas de água a ferver
  • Como adoçante: mel ou açúcar amarelo a seu gosto (opcional)
  • Maçã ou limão (opcional)

Chá de gengibre #com leite:

  • 85g. de gengibre fresco cortado
  • Copo de água
  • 2 chávenas de leite de vaca (ou vegetal)

Chá de gengibre #fusão de chá frio:

  • 2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado
  • 1 litro de água
  • Sumo de um limão
  • Cubos de gelo
  • Adoçante (opcional)

Benefícios do chá de gengibre para perder peso

O chá de gengibre juntamente com hábitos alimentares saudáveis ​​e exercício ajuda a reduzir o peso. O gengibre pode ser consumido de várias maneiras:

Com a raiz seca e pulverizada antes de ser utilizada ou a raiz fresca e curtada às rodelas, podem ser consumidas cruas ou misturado com os alimentos.

Pode também fazer chá de gengibre. Como vários chás de ervas, chá de gengibre é benéfico para muitas doenças como já foi referido em cima.

Há uma controvérsia sobre o chá de gengibre para uso no tratamento de perda de peso, muitos acreditam que não há dados clínicos evidênciados e disponíveis ou suficiente para demonstrar os benefícios do chá de gengibre na perda de peso.

Há uma outra escola de pensamento que acredita que o chá de gengibre é muito útil na redução de peso. No seu ponto de vista o chá de gengibre milagrosamente atua sobre o sistema digestivo, a digestão é promovida ao mesmo tempo que aumenta a actividade da enzima lipase no sistema digestivo e com a ajuda desta enzima, impede assim o aumento da gordura alimentar e reduzir o armanezamento no organismo da gordura.

Além disso, chá de gengibre também ajuda a converter a sacarose e maltose em substâncias que o corpo precisa para várias atividades, ajuda na produção de energia requerida pelo organismo, em vez de armazená-lo. Assim, o chá de gengibre estimula o processo de digestão e é crucial para a manutenção da boa saúde.